top of page

Modos de Medição de Luz

  • Foto do escritor: diellyr
    diellyr
  • 9 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

Hoje vou falar sobre uma função importante para obter uma exposição correta de uma foto: Medição de Luz. Acho que você já deve ter reparado que antes de registrar uma foto, o botão do disparador faz um barulhinho né? Esse botão possui dois estágios, o primeiro foca e fotometra o ambiente e o segundo aciona o obturador para registrar o seu click. A medição analisa a luz através de um fotômetro incorporado na máquina. Sempre recomendo a leitura do manual para saber do que sua câmera é capaz, mas se não estiver com ele por perto e a sua câmera for reflex, é provável que ela ofereça quatro modos de medição de luz: Matricial, Parcial, Ponderada ao centro e Pontual. Hoje eu vou falar um pouquinho sobre cada medição e como ocorre a leitura de determinada área da cena, ok?

O que é Modo de Medição?

Este ajuste, feito pelo fotômetro, mede a quantidade de luz que entrará na câmera. Depois de configurado, ele ajustará automaticamente o diafragma, obturador e o ISO para registrar o seu click. Ele permite medir vários pontos desejados no enquadramento da sua imagem. Vale citar que o fotômetro da câmera não mede a luz total do ambiente, ele serve para medir a luz que será refletida sobre o objeto.

Matricial

Essa medição é a mais utilizada, porque ela realiza uma leitura uniforme da cena. De modo geral, ela permite uma boa exposição em quase todas as situações. Se você colocar a sua câmera no automático, verá que a ela selecionará o modo Matricial como medição principal. A exposição não é feita apenas em um ponto ou enquadramento específico, mas em toda a imagem. Esta medição é recomendada para paisagens, mas que não tenha muito contraste entre áreas escuras e claras, pois ela não saberá captar o que é importante.

Essa medição ficou perfeita na foto acima, pois não há tanto contraste nas cores e ela iluminou bem o ambiente geral.

Medição parcial

A medição parcial é recomendada para área com menor enquadramento. Por exemplo: você irá fazer uma foto com o seu grupo de amigos e eles se juntam na área central da imagem. Ele também é usado para locais em que o fundo é mais brilhante do que o motivo.

Juntei o meu grupo de amigos para mostrar um exemplo. O fundo está brilhante, né? A luz medida foi na proporção do gráfico que mostrei ali em cima.

Medição ponderada ao centro

Esta medição tratará com prioridade o centro da cena. Ela levará em consideração o restante, mas o foco principal será a região central na hora de medir a luz. Acho esse modo perfeito em situações em que você não tem muito tempo para analisar a melhor exposição, mas ainda recomendo o matricial nessas situações.

Medição pontual

Este modo de medição facilita na leitura de um determinado ponto da imagem. Ele é ideal para situações em que a cena se encontra sob luz intensa ou quando a iluminação é muito diferente da do resto do assunto.

Eu gosto de usar esse ponto para brincar com a criatividade.

Fiz um pequeno infográfico abaixo para ajudar, clique para ampliar!Diy

E é isso! A medição da Luz é importante para expor uma imagem corretamente. Se você usar sua câmera no modo manual fica mais fácil aprender quando usar cada uma delas.


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page