Histograma
- diellyr
- 24 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Entendendo o histograma na fotografia

Home
Fotografia
Entendendo o histograma na fotografia
Um componente muito importante, tanto na hora de fotografar quanto na hora de editar, é o histograma, um gráfico que mede a luminosidade da foto, auxiliando na obtenção de uma melhor exposição da imagem.
Como os visores das câmeras mostram uma imagem compactada de baixa qualidade, muitas vezes o que vemos nesses visores não é o real: podemos achar que a foto está boa, mas pode haver falta ou excesso de luz.
Por meio do histograma, podemos corrigir isso, verificar o tipo de luz (dura ou suave) e medir os tons de cinza.
É válido afirmar que não existe um histograma perfeito a ser seguido. Isso depende do objetivo desejado em determinada foto, pois podemos ter imagens com predominância de tons escuros (low-key images), outras de tons claros (high-key images) e outras de tons médios (average-key images).
No lado esquerdo temos o índice de tons escuros, no meio temos os tons médios, e no lado direito as áreas claras.
Para abrir a aba do histograma no Photoshop, acesse o menu Window > Histogram.
Vá para o menu do painel Histogram e ative a opção Expanded View ou All Chanels View para ter mais informações. Você pode conferir nesse painel, na opção Channel, os canais de cor e o canal de luminosidade.
Low-key: predominância nas baixas luzes
High-key: predominância nas altas luzes
Average-key: maior concentração de tons médios
No caso das câmeras, o histograma é um auxílio para verificar e confirmar a luminosidade da foto, pois ela pode pender para a direita, mas ser uma foto clara, assim como pode pender para a direita e ser uma foto estourada (superexposta). Ou seja, não há histograma perfeito, o importante é o objetivo desejado para a foto.
Espero que tenham gostado dessa dica!
Um grande abraço!!
Comments